Você já pensou em ganhar dinheiro compartilhando seus conhecimentos na internet? 

Se a sua resposta foi não, sinto te dizer que você está perdendo tempo e dinheiro!

É que como parte da revolução digital e da expansão do universo online, seu conhecimento pode se transformar em um negócio bastante rentável!

Mas como tirar do papel essa ideia e criar um produto digital?

Se essa é sua dúvida, continua comigo até o final. Eu te garanto que você não vai se arrepender e vai ter bons insights!

Mas antes de eu falar como criar um produto digital, é importante explicar o que é um infoproduto.

O que é infoproduto?

Os infoprodutos são produtos digitais que, em geral, ensinam a fazer alguma coisa a partir da expertise do infoprodutor, ou seja, o especialista. Eles trazem informações que tiram dúvidas e necessidades do público. 

E diferente do que muita gente acha, infoprodutos não são apenas cursos onlines. Existem vários tipos de infoproduto, que vão desde ebooks, cursos online, podcast, mentorias online, treinamentos em vídeo, palestras, a site de membros, comunidades, entre outros.

Como criar um produto digital do zero

Agora que você já sabe que existe uma infinidade de formatos que pode ser trabalhada para vender seu conhecimento e lucrar na internet, vamos ao que interessa? Como criar um produto digital do zero. É isso que eu explico agora!

Como todo negócio, um produto digital precisa ter bem desenhadas as seguintes questões: seu nicho de atuação, público-alvo, estratégias de apresentação, argumentos de venda, criação do produto e cronograma de marketing. Essa é a base do trabalho. Dá uma olhada nesse passo a passo:

1. Escolha o tema de trabalho

Costumo dizer que um bom empreendedor não opera apenas com a mente, mas também com o coração. Por isso, não basta se guiar somente por aquilo que está em alta no mercado. É preciso investir em um produto que você acredite, e, sobretudo, que consiga defender de forma emocional e humanizada.

Entenda que, para ser competitivo, seu produto digital precisa ser diferente da concorrência. Portanto, encontre um tema que permita abordagens dinâmicas, conversas fluidas e um formato de ensino leve e diferente do convencional.

2. Pesquise o mercado e o nicho de atuação

Com a ideia em mente, já fica mais fácil seguir para o segundo passo: entender o mercado e o nicho de atuação. 

Um estudo de mercado permite identificar segmentos saturados, com grande oferta de produtos, e outros em que ainda há oportunidades de investimento.

3. Desenhe a persona

As personas são representações fiéis dos clientes-modelo de um negócio. Por isso, para criar uma persona, é preciso detalhes sobre os hábitos e costumes dos potenciais compradores do produto digital.

Portanto, use e abuse das pesquisas. Com isso, você conseguirá mapear:

  • O que ele espera?
  • Como ele busca o que precisa?
  • Que canais utiliza?
  • Como prefere pagar por seus produtos?
  • O que ele considera uma boa experiência de compra?

E muito mais!

4. Defina o melhor formato para o produto digital

Agora sim, você terá condições de partir para o quarto passo e definir o melhor formato para o produto digital. Minha dica é tomar a decisão somente após conhecer as necessidades do seu público-alvo.

5. Crie o material

Chegou a hora de colocar a mão na massa!

Com uma análise profunda do mercado, do nicho de atuação e das necessidades do público-alvo, é hora de começar a produzir o material.

6. Invista em um bom marketing

Um bom infoproduto só tem seu ciclo de criação finalizado quando o plano de marketing para a sua venda está pronto!

Por isso, não economize nas frentes de atuação! 

Um bom plano de marketing digital deve conter:

  • Estratégias de tráfego pago;
  • Orientações para gestão de redes sociais (InstagramFacebookYouTube, Tik Tok, etc);
  • Política de relacionamento com o cliente; 
  • Orientações sobre a linguagem da marca;
  • Orçamento disponível;
  • Cronograma de postagens.

7.  Disponibilize o conteúdo

Essa última etapa é de extrema importância. De nada adianta o produto digital ser maravilhoso se a forma de entrega dele na internet não é agradável para o consumidor.

É por isso que é necessário investir em boas ferramentas e plataformas de hospedagem para garantir uma boa experiência do usuário.  

E agora, ficou mais claro como criar seu produto digital e compartilhar seu conhecimento com o mundo?

Se este conteúdo te ajudou, que tal compartilhá-lo com outras pessoas?

E aproveite para me seguir nas minhas redes sociais, onde tem sempre conteúdo sobre o universo de infoprodutos!