Se você chegou até aqui, com certeza está interessado(a) em saber mais sobre o universo dos infoprodutos, ou seja, os produtos digitais, certo?

E não é por menos!

Segundo a Connect Soluções Digitais, em 2020, o mercado de infoprodutos dobrou, crescendo 103% só no Brasil! E a previsão para os próximos anos é ainda mais animadora.

De acordo com o relatório Digital Content Market Report 2021-2027, da Valuates Report, a projeção é de que o comércio de conteúdo digital cresça 5,9% ao ano até 2027. Se, em 2020, foram movimentados mundialmente, US$ 161,54 milhões em artigos online, a estimativa é de que esse valor atinja US$ 241,65 milhões no final do período.

Isso mostra que cada vez mais, o futuro está no mercado digital.

Mas a dúvida para quem está chegando a esse universo é: que tipo de estratégia escolher – lançamento ou perpétuo? 

Se você também tem essa dúvida, continua comigo até o final desse texto, que eu tenho certeza que você vai sair daqui certo(a) sobre qual caminho seguir.

Funil Perpétuo x Lançamento: qual a diferença?

Bom, se você quer vender um produto na internet, existem dois caminhos possíveis:

– Você permite que seu cliente compre a qualquer momento (funil perpétuo);

– Ou você “abre seu carrinho” de vez em quando para os clientes que desejarem adquirir seu produto.

Percebe a diferença entre eles? 

No perpétuo você vende todos os dias, enquanto que no lançamento, você cria demanda reprimida (ou seja, pessoas esperando o carrinho abrir) para ter vendas em grande quantidade num curto intervalo de tempo.

Mas antes que você decida por um ou outro, é importante entender que ambas estratégias possuem vantagens e desvantagens. E agora eu mostro quais são elas!

Vantagens do Funil Perpétuo

Sem dúvida nenhuma, uma das principais vantagens do Funil Perpétuo é a possibilidade de vender todos os dias, o que inclusive, reduz o custo de aquisição por cliente (o famoso lead).

Outra facilidade dessa estratégia é efetuar vendas upsell (vendas adicionais que geram acréscimo no ticket médio) ou downsell (vendas de ticket médio inferior, mas sem perda de venda), gerando um aumento no faturamento.

Outra questão a se avaliar é que no perpétuo, os custos de investimentos são menores em estratégias para gerar tráfego online – tanto pago quanto orgânico. Isso acontece porque você não precisará criar novos conteúdos e anúncios constantemente.

E as vantagens não param por aí. Com o Funil Perpétuo você consegue ter uma previsibilidade de caixa, uma vez que você passa a ter conhecimento sobre períodos e médias de faturamento em cada momento do ano. 

Além de saber, em média, quanto você vai vender por mês rodando no fluxo de sempre, também fica muito mais fácil testar melhorias de estratégia e coletar resultados com risco reduzido.

Desvantagens do Funil Perpétuo

Um dos atrativos dessa estratégia é a possibilidade de vender todos os dias. 

Mas para garanti-la, você precisará de uma campanha de anúncios rodando constantemente para atrair leads e, é claro, convertê-los em clientes.

E isso requer maior criatividade e esforços.

Vantagens do Lançamento

Uma das características dessa estratégia é a possibilidade de crescimento exponencial de vendas.

É que com o carrinho aberto por apenas um período, você pode gerar a sensação de escassez e urgência na pessoa, ou seja, se ela não tomar a decisão de comprar naquele momento, vai perder uma grande oportunidade que tão cedo não ocorrerá novamente.

Outra vantagem é que você trabalha no lançamento somente por um período de tempo, geralmente de 3 a 4 meses, para engajar a audiência até o fechamento do carrinho.

Isso acaba refletindo também no resultado: você consegue vender muito mais em intervalos de tempo menores, podendo ter um retorno mais rápido para o seu negócio.

Outro destaque é em relação ao ticket médio no lançamento: geralmente é superior aos produtos perpétuos, justamente por conta da oportunidade “escassa”.

Desvantagens do Lançamento

Primeira coisa a fazer para se preparar para um lançamento é ter um cuidado maior com suas finanças, uma vez que você não receberá dinheiro no todo com este projeto.

Outra desvantagem é se suas ações de marketing não estiverem alinhadas com as expectativas do seu público, o seu faturamento tende a cair.

Nesse sentido, outro ponto de alerta é o espaço de tempo para executar as correções ser bem pequeno. Portanto, falhas técnicas como site fora do ar, suporte técnico deficitário e até erros nas campanhas de anúncios, podem prejudicar o volume de vendas.

Funil Perpétuo ou Lançamento: Qual deles escolher?

Você conheceu as vantagens e desvantagens de cada estratégia, certo? Mas como saber qual delas é a ideal para você?

Tudo vai depender do seu objetivo!

Não olhe para as projeções de vendas, mas para a estratégia do seu negócio como um todo.

Você deve estar se perguntando: Como assim, Rafael?

Eu explico!

Em um lançamento, você consegue obter um retorno maior em um período menor de tempo. Já em um produto em funil perpétuo, o ganho total está diluído ao longo do ano.

Outro ponto a ser observado é que quando seu produto possui um ticket médio baixo, usar o funil perpétuo é a solução mais adequada. Isto porque, como o preço do seu infoproduto será menor, o processo para convencer seu cliente a comprá-lo se tornará mais simples.

Mas é importante ressaltar que, uma estratégia não exclui a outra. Você pode trabalhar com as duas e ver qual delas se encaixa melhor em seu negócio.

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